segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ancestralidade Indígena - Resistência Xukuru





Na América, a diáspora africana encontrou outra diáspora, a indígena, nascida do genocídio cometido pelos colonizadores. Ancestralidade negra e indígena, cada uma com sua identidade, caminham lado-a-lado, seja na aproximação religiosa-espiritual, seja na afirmação étnica, seja na constituição genética da grande maioria do povo brasileiro.

Localizada na Serra do Ororubá, município de Pesqueira, agreste de Pernambuco, o Território Indígena Xukuru é composto por 24 aldeias, que ocupam uma área de 28.000 hectares, onde moram 9.000 índios - a maior população indígena de Pernambuco.

A reconquista do Território foi marcada por muitas lutas, injustiças e crimes contra os índios, inclusive o assassinato do Cacique Xicão, em 20 de maio de 1998. Desde então, todos os anos, esse dia é lembrado pelo povo Xukuru e seus parceiros, que descem a Serra do Ororubá até a zona urbana de Pesqueira para realizar um ato público em defesa da causa indígena.

Atualmente, os latifundiários da região, utilizando seu poder econômico e sua influência política, têm tentado incriminar as lideranças indígenas a fim de enfraquecer a luta Xukuru. Mas a resistência não pára.

Fotos e texto: Felipe Peres Calheiros (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário